Teorias Administrativas
Para que possamos entender a fundamentação das teorias administrativas também é necessário que entendamos o conceito geral e histórico da administração seu surgimento, princípios, desde primeiro pensamento ao que é a administração hoje. A administração está em plena evolução e suas teorias são de fundamental importância como forma de contribuição a esse desenvolvimento, pois através delas que são agregados conhecimentos para o desenvolvimento de novas ideias e pensamentos administrativos.
1 HISTÓRIA DA ADMINISTRAÇÃO
A administração existe desde antes de se ouvir falar nela, nossos antepassados já a utilizavam, pois a natureza do homem já revelava a importância das organizações para administrar seus esforços.
Contribuições históricas:
Por meios históricos podemos afirmar que existiam planos formais de organizações de trabalho, avaliação, liderança e práticas eficientes das funções administrativas como, por exemplo, os egípcios que aplicarão os princípios administrativos em projetos como pirâmides e canas de irrigação com alto gral de eficiência e organização.
Uma também grande contribuição aos fundamentos administrativos é dos babilônios com a criação do código Hamurábi que é um texto de leis com orientações ao povo dos princípios do trabalho abordando assuntos sobre venda, empréstimos, acordos, notas promissórias e contratos.
Os Hebreus com os 10 mandamentos demonstram claramente os princípios básicos da administração com intuito a preservação e possibilidade da vida em grupo e no êxodo de Moisés os princípios da organização. Os Romanos por sua vez nos deixaram de herança a instituição do sistema do principio industrial de produção, tendo grande destaque como administradores e organizadores.
Os gregos contribuíram em vários estágios de evolução da administração industrial e organização do trabalho, pois deixaram exemplos pródigos de liderança, poder, luta, hierarquia aplicados na administração. A China com a constituição CHOW que