Teorias Administrativas
Vivendo hoje em um mundo globalizado, as empresas vivem em constante competitividade no mercado por crescimento, para isso busca a implantação de métodos e estratégias que visam o desenvolvimento, o planejamento, a coordenação das organizações.
Este trabalho tem como objetivo identificar a implantação das teorias administrativas dentro da empresa Telebrasil, seus aspectos relevantes, seus efeitos na organização e os resultados obtidos.
A Teoria Clássica, adquirida pela Telebrasil, trouxe a ela uma nova visão sistêmica do conceito organizacional, onde são obtidos conhecimento, objetivo estratégico, e resultados concretos.
Ao longo dos anos, a empresa passou por diversas mudanças, sempre inovando suas ideias e assim buscando recursos que contribuíssem para seu método de prestação de serviços, a partir disso, a empresa evoluiu, e se tornou o que é hoje.
O mercado comercial apresenta grandes alterações, onde surgem oportunidades e ameaças, desde o início de suas atividades a empresa Telebrasil, busca se adequar a esse novo mundo globalizado, implantando um novo modelo de administração, investindo em aquisição de equipamentos e treinamento de pessoal...
1 Revisão conceitual
Podemos identificar na empresa Telebrasil, as teorias de Taylor, de fayol e de maslow
O Taylorismo é uma concepção de produção, baseada em um método científico de organização do trabalho, desenvolvida pelo engenheiro americano Frederick W. Taylor (1856-1915). Em 1911, Taylor publicou “Os princípios da administração”, obra na qual expôs seu método.
A partir dessa concepção, o Taylorismo, o trabalho industrial foi fragmentado, pois cada trabalhador passou a exercer uma atividade específica no sistema industrial. A organização foi hierarquizada e sistematizada, e o tempo de produção passou a ser cronometrado.
Algumas características do Taylorismo:
- Racionalização da produção.
- Economia de mão-de-obra.
- Aumento da produtividade no trabalho.
- Corte de “gestos