teorias administrativas pontos positivos e negativos
PONTOS POSITIVOS
Modelo de trabalho em equipe multiprofissional, estando inserido nas propostas do SUS, como forma de organização dos serviços de saúde. Faz-se necessário esse trabalho em equipe para a efetivação do sistema e humanização do atendimento.
Valorização dos fatores subjetivos no funcionamento da empresa e mostrando que o nível de produção não depende apenas de incentivo salarial e vantagens do emprego, mas que o trabalhador pode ter outro desempenho quando realizado em grupo, através das relações de amizade oriundas do local de trabalho, obtendo assim, afinidades que possibilitam melhor desempenho e satisfação profissional.
O ser humano é motivado essencialmente pela necessidade de “estar junto”, “ser reconhecido”. A tarefa básica da Administração é formar uma elite capaz de compreender e de comunicar, ou seja as relações humanas do setor funcionário para com o gerenciador se dão empaticamente. Assim sendo o operário não reage como indivíduo isolado, mas como membro de um grupo social
PONTOS NEGATIVOS:
Oposição da teoria clássica, Inadequada visualização dos problemas de relações industriais Concepção ingênua e romântica do trabalhador, Limitação do campo experimental, Enfoque manipulativo das relações humanas, Ênfase nos grupos informais.
TEORIA CLASSICA
PONTOS POSITIVOS.
A teoria clássica se preocupa com a divisão no nível dos órgãos que compõe a organização
A produção forçada de Taylor, conseguia melhores resultados através da divisão do trabalho, Autoridade e responsabilidade, Disciplina, Unidade de comando, Unidade de direção., Subordinação dos interesses individuais aos interesses gerais, Remuneração do pessoal, Centralização, Cadeia escalar, Ordem, Equidade, Estabilidade do pessoal, Iniciativa e Espírito de equipe.
Consequentemente, para que possam executá-los, essa teoria obedece as funções de planejamento, organização, controle, comando e coordenação.
PONTOS NEGATIVOS
Mecanicismo: