Teoria da administração
TATIANA CARDOSO LEITE
P3 - Noite
Teoria das Organizações Introdução a Administração.
João Pessoa
2012
Tatiana Cardoso Leite
Teoria das Organizações Introdução a Administração.
Material apresentado ao curso de Publicidade & Propaganda – Disciplina Introdução a Administração, artigo sobre a aplicação prática e teórica de cinco teorias organizacionais, como último teste para concluir e ser aprovado na matéria na faculdade IESP, João Pessoa. Professor: Agrimário Borges
João Pessoa
2012
“Sei que metade da publicidade que faço é inútil, mas não sei qual é a metade inútil.”
Henry Ford (1863 – 1947) Fundador da Ford Motor Company. INTRODUÇÃO
Através de estudo do material cedido, durante a matéria introdução a administração, e pesquisas na internet, buscaram-se copilar as teorias: Estruturalista, do desenvolvimento organizacional, da administração por objetivos, da contingência e do sistema. Resumindo-as, exemplificando-as na prática e apontando seus pontos negativos e positivos.
TEORIA CONTINGÊNCIAL
A teoria da contingencial apresenta a característica de se basear na relatividade dos eventos do “ambiente” em detrimento as teorias e métodos aplicados à organização, ou seja, ela segue a premissa da não existência de um modelo que seja adaptável a todas as empresas nas variáveis circunstanciais. As aplicações das teorias terão relativa eficiência, dependendo de fatores internos (dependentes) e externos (independentes), pois existe uma relação funcional entre as condições ambientais e as técnicas administrativas, portanto deve haver uma adaptação do modelo para a necessidade do momento na organização.
Ambiente Geral: È formado pelo Macro ambiente Econômico,