Teorias adiministracao
ADMINISTRAÇÃO
Ênfase na Tecnologia
Prof. Me. Olney Bruno da Silveira Junior
Tecnologia e Administração
Abordagem Clássica
Abordagem Sistêmica
Reducionismo
Expansionismo
Pensamento analítico
Pensamento sintético
Mecanicismo
Teleologia
É o princípio que se baseia na crença de que todas as coisas podem ser decompostas e reduzidas em seus elementos fundamentais simples.
É o princípio que sustenta que todo fenômeno é parte de um fenômeno maior. O desempenho do sistema depende de como se dá esta relação.
A análise consiste em decompor o todo, tanto quanto possível, nas suas partes mais simples, que são mais facilmente solucionadas ou explicadas.
É o fenômeno visto como parte de um sistema maior e é explicado em termos do papel que desempenha nesse sistema maior.
Se baseia na relação simples de causa e efeito entre dois fenômenos. Como a causa é suficiente para o efeito, nada além é cogitado para explicá-lo.
É o princípio segundo o qual a causa é uma condição necessária, mas nem sempre suficiente para que surja o efeito. Tecnologia e Administração
CIBERNÉTICA – surgiu como ciência interdisciplinar para relacionar todas as ciências, preencher os espaços vazios não pesquisados por nenhuma delas, e permitir que cada ciência utilizasse os conhecimentos desenvolvidos pelas outras. O foco está na SINERGIA.
Tem origem no grego Kybernytiky. Originalmente, significa a arte de governar navios, isto é, dirigi-los por meio da comunicação e do controle.
É a ciência da comunicação e do controle, seja no animal, seja na máquina. A comunicação torna os sistemas integrados e coerentes, e o controle regula o seu comportamento.
1
Tecnologia e Administração
Cibernética – Conceitos Principais
SISTEMA
RETROAÇÃO
COMUNICAÇÃO
HOMEOSTASIA
AUTOCONTROLE
Sistema (do grego: sun = com e istemi = colocar junto). É um conjunto de elementos que estão dinamicamente relacionados, formando