as teorias da adiministração
Teoria Geral da Administração MANAUS – AMAZONAS 2014 INTRODUÇÃO A administração é pertinente a todo o tipo de empreendimento humano que reúne, em uma única organização, pessoas com diferentes saberes e habilidades, sejam vinculadas às instituições com fins lucrativos ou não. TGA é o corpo de conhecimentos a respeito das organizações e do processo de administrá-las. É composta por princípios, proposições e técnicas em permanente elaboração . As principais teorias da Geral da Administração são: Administração Científica, Teoria Clássica, Teoria das Relações Humanas, Teoria Neoclássica e a Administração por Objetivos (APO).
Administração Científica , criada pelo americano Frederick Winslow Taylor no fim do século XIX e início do século XX. . Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época. Seu trabalho foi dividido em dois períodos:
1º período de Taylor: racionalização do trabalho dos operários das fábricas da época.
2º período de Taylor: definição de princípios de administração aplicáveis em todas as situações do cotidiano da empresa. Com o objetivo de garantir uma melhor relação custo/benefício aos sistemas produtivos das empresas da época.
A Teoria Clássica da Administração foi idealizada por Henri Fayol. Caracterizada pela ênfase na estrutura, pela visão do Homem Econômico e pela busca da máxima eficiência. Sofreu críticas como a manipulação dos trabalhadores através dos incentivos