Teoria
Segundo Juarez Cruz, da associação brasileira de usuários de acesso rápido: ”A informação é o bem mais precioso de todos os tempos, foram às informações que fizeram com que nações caíssem, civilizações surgissem, povos desaparecessem e atualmente em todo o mundo o que mais se aclama é por informações confiáveis e protegidas.” Atualmente devido à globalização e ao desenvolvimento de novas tecnologias informação não falta. Entretanto como o que ocorre quando há um determinado produto em abundância, no caso a desvalorização; ocorre também com as informações, o que no caso é a perda de credibilidade.
As conseqüências relativas à informação digital são: transmissão de dados e informações para qualquer parte do mundo simultaneamente; permitir que a prestação de serviço possa ocorrer, com muito mais freqüência, fora dos centros de produção; possibilitar que seja possível que as pessoas tenham acesso às informações de qualquer tipo com facilidade. Contudo, devido à grande facilidade à informação gerada pela internet, eu acredito que há grandes desafios éticos e jurídicos nesta área, como exemplo na Europa onde várias batalhas estão sendo travadas para se atingir um consenso nas políticas de novas tecnologias de informação, pois o desafio é garantir informações confiáveis e protegidas, que garantam os direitos aos autores e que sejam baseadas no conceito de ética.
Os desafios são diversos, uma vez que, como por exemplo: ainda não existe legislação regulamentando links que apontem para uma página armazenada em outro site. Não há também regras para vários outros casos. Por isso eu acredito que seja necessário tomar alguns cuidados, no que diz ao compartilhamento das informações na internet. Sempre destacando que garantir segurança aos dados não significa impor nem restringir a liberdade de expressão, mas cuidar para que os conceitos de ética não sejam perdidos ao se tratar de informações da internet.
Contudo, eu acredito que existam questões