teoria
Unidade 1
Definições de sistema:
O conjunto de elementos interdependentes que se unem;
Ou um todo organizado;
Ou partes que interagem formando um todo único e complexo.
Exemplos de sistemas:
Sistema de transporte, sistema de água e esgoto, sistema de controle de trânsito, sistema de segurança pública e outros.
Os sistemas podem se subdividir em subsistemas, que são sistemas menores que possuem elementos que fazem parte de um sistema maior.
A definição de sistema pode ser dividida em 2 tipos:
Sistema fechado: não sofre ação externa. Somente seus componentes possuem interação entre si;
Sistema aberto: sofre ação interna e externa. Há interação entre seus componentes, e sofre pressão dos componentes externos (outros sistemas ou subsistemas).
O sistema empresarial e seus subsistemas
Pode-se definir uma empresa como um sistema aberto, pois sofre interação/ pressão dos seus subsistemas (departamentos e seções) e do ambiente externo (concorrência, sociedade, tecnologia, economia, legislação, etc.), devido a isso, o sistema empresarial precisa ter agilidade de resposta para poder sobreviver no mercado em que se encontra.
Estrutura sistêmica das empresas
Uma empresa gera milhares de dados, esses dados, quando organizados e classificados para suprir um objetivo específico, passam a ser chamados de informação.
Dados: são seqüencias de fatos brutos que representam eventos internos e externos, antes de serem organizados de forma a serem compreendidos. (Ex.: números, tabelas, gráficos, sons, imagens, etc.)
Informação: é o resultado do tratamento dos dados existentes acerca de alguém ou algo. Ela aumenta a compreensão e o entendimento dos dados apresentados. (Ex.: a interpretação de uma tabela ou gráfico).
Sistemas de informação
Há duas definições, uma genérica e uma mais técnica:
Sistema de informação (genericamente) – é todo e qualquer sistema que possui dados ou informações de entrada que tenham por fim