teoria
A competência deSérgio é de supervisionar a equipe de vendas da empresa, assim ele avalia, constantemente, o desempenho da mesma fazendo relação entre o número de visitas feitas ao dia e a taxa total de vendas.Sérgio também planeja todas as suas ações dentro da empresa, chamava cada vendedor para fazer o acompanhamento listando todos os assuntos, e marcava nova reunião, no prazo marcado ele retomava com ovendedor para saber se os assuntos pendentes foram resolvidos.
Como ponto fraco na administração de Sergio, podemos destacar a falta de habilidade para tratar de maneira mais humana com sua equipe. Comorelata o estudo de caso, ele sempre que encontrava com seus vendedores era para fazer cobranças e dar ordens. A falta de entrosamento com a equipe, com certeza, prejudica a atuação de Sérgio, poispara liderar pessoas é preciso ser integrante do grupo, para entender melhor o que cada integrante pode render para a empresa.
2. Se você fosse Sérgio, como teria agido quando Humberto foi promovidopara ocupar seu lugar?
Teria acompanhado Humberto durante algum tempo para que ele se ambientasse na sua nova função. Dessa forma, repassaria os principais procedimentos necessários para atuar comosupervisor. Grande parte das empresas sofre algum dano quando precisa mudar um líder, nem sempre elas têm um sucessor capacitado. Isso acontece porque os lideres não costumam recrutar e treinar seussucessores. O líder tem que saber treinar o profissional que irá sucedê-lo, planejar a sucessão e preparar a organização para as mudanças.
3. Quais eram as competências mais desenvolvidas deHumberto? Quais ele deveria desenvolver, para torna-se supervisor?
Sem sombra de dúvida o supervisor de vendas é pessoa chave dentro da empresa. As suas funções são tão múltiplas e importantes que