Teoria
MEDIAÇÃO E ARBITRAGEM
Rio de Janeiro, abril de 2014
Tem se falado muito nos últimos tempos sobre métodos de solucionar discórdia, surgidos no meio dos negócios e também presentes na vida pessoal do profissional. A negociação é uma ótima opção para solução de conflitos, pois é através dela em que as partes negociam na base da solução de problemas e encontram a melhor forma de chegar a um acordo de decisão conjunta, através de uma troca de dar e receber entre a parte negociadora e seu oponente.
Ao mundo atual dos negócios se aplica o método de mediação e de arbitragem que tem surgido como métodos eficazes que tem levado grandes empresas a utilizarem como solução de conflitos individuais e coletivos.
O método de mediação é um método extrajudicial de solução de conflitos, onde uma terceira pessoa neutra e isenta de decisão, mobiliza as partes para discussão de uma solução com finalidade de acordo. O mediador ajuda as partes a identificar, analisar e resolver as questões do conflito, buscando uma forma de encontrar solução aceitável para as duas partes, sem opinar diretamente sobre a dificuldade em questão, com técnicas que proporcione às partes tomar decisões construindo um restabelecimento do diálogo, preservando as relações existenciais antes do conflito.
A mediação é conduzida de uma forma em que justamente as partes decidam a melhor solução. A vantagem desse método é a preservação das relações reduzindo o desgaste emocional, por se tratar de benefícios abalados em algum momento, a descomplicação da comunicação, além da eficiência na conclusão do processo. Vale ressaltar que a condução do processo de mediação demanda treinamento para o exercício de profissionais, podendo ser praticada por profissional natural de qualquer área.
A condução dos processos de medição está se destacando no caminho da demanda judicial com o Tribunal de Justiça, como um método capaz de atingir os melhores desfechos