teoria
Paulo Henrique da Silva Oliveira*
Teodolino Rebouças de Souza Junior*
Orientação: professor Hamilcar Pereira e Costa
A administração hoje é uma cópia dos grandes inovadores da administração científica americana que antes da Primeira Guerra Mundial estavam estudando esta ciência, porque antes disso, ela era apenas considerada uma arte. Este fato fez com que a administração evoluísse muito pouco até o século XIX. A administração ganhou status de ciência através de seus criadores: Taylor, Fayol e Ford, homens com a mentalidade voltada para o mercado, produziam carros com todos os seus ingredientes do começo ao fim, antes fabricados artesanalmente de forma demorada e com custo maior.
Taylor e Ford foram trabalhando e estudando cada empregado, cada um com suas funções. Os operários fariam uma só função, cada turma com seu supervisor, com isso cada operário ficava mais especializado naquela tarefa. Logo apareceram resultados cada vez melhores. Os movimentos desnecessários dos operários consumiam tempo, e tempo é dinheiro jogado fora. Ford revolucionou neste ponto ao utilizar esteiras rolantes em suas fábricas, assim os operários não precisavam ficar se movimentando, eles ficavam parados enquanto os automóveis movimentavam por essas esteiras, o que é utilizado ainda nas indústrias modernas.
Henry Ford fundador da Ford Motor Company, foi o grande inovador da administração científica, vários anos de pura dedicação fiz dele um marco na história da indústria automobilística, da administração e do capitalismo. Muito conhecido no mundo pela produção em massa e a montagem móvel, desenvolveu um sistema de produção que reduzia o tempo de fabricação dos automóveis significativamente, com a mecanização da linha de montagem, produzindo mais em menos tempo. Em suas fábricas produziam cerca de 800 unidades por dia a preços populares. Os carros possuíam manuais com perguntas e respostas para os fregueses lidar melhor com o