teoria
Historiograficamente sabemos que a história positivista era produzida partindo da idéia de que os pesquisadores deveriam encontrar fatos que comprovassem a verdadeira historia comprovada cientificamente, pois tudo aquilo que a ciência não comprovar e considerado superstição. Iniciada século XIX, onde desenvolve significados com visões filosóficas e científicas.
Século XVIII surge o projeto moderno iluminista, que acreditavam que através da razão os sujeitos poderiam alcançar a consciência de si, buscando o novo, mesmo que para isso destruíssem passado presente. O iluminismo legitima a violência em nome da revolução.
Neste sentido Marx defende que a historia deveria ser uma ferramenta utilizada a favor da revolução poderia por fim nas propriedades privadas, distribuindo os bens materiais entre a sociedade promovendo assim o socialismo, pois acreditava que o capitalismo era responsável pelas crises e desorientação das diferentes classes sociais.
As idéias defendidas pelos Marxistas é de que somente através da base econômica pode-se construir uma analise da sociedade no pensamento marxista ortodoxo a base econômica que e chamada de infra-estrutura quem determina a superestrutura que são as formas ideológicas incluindo religião, política, leis sendo que e ligado com a outra pela relação de produção .
Assim foram as idéias marxistas, hegemônica, idéias sociais, econômicas, políticas o processo social que trouxeram muitas influencias na historia, de como os indivíduos vivenciam criando valores, pois são todas as praticas sociais que tem poder, poder de convencer de diversas