Cerebro
Elementos estruturais e funcionais do sistema nervoso
O sistema nervoso é constituído por um conjunto de estruturas que, integradas, são responsáveis pelos nossos comportamentos: desde os mais simples (os reflexos) aos mais complexos, como o pensamento, a memória, a imaginação e a linguagem.
Mecanismos de receção: são os órgãos que recebem os estímulos do meio externo ou interno. São, entre outros, os órgãos dos sentidos (visão, audição, tato, etc.)
Mecanismos de coordenação: são o sistema nervoso central e o sistema nervoso periférico. São estes dois sistemas formados por um conjunto complexo de estruturas que coordenam as informações recebidas pelos recetores e determinam as respostas concretizadas pelos efectores.
Mecanismos de reação: são sobretudo os músculos e as glândulas, que são os responsáveis por efetuarem as respostas, isto é, concretizam a reação aos estímulos.
Neurónio
No caso particular do sistema nervoso podemos encontrar dois tipos principais de células: os neurónios e as células gliais. Os neurónios são células especializadas responsáveis por grande parte das funções do sistema nervoso. As células gliais facultam os nutrientes, como o oxigénio e a glicose, que alimentam, isolam e protegem os neurónios; se lesionadas, podem reproduzir-se. […] controla o desenvolvimento dos neurónios ao longo da vida. […] influenciam de forma decisiva a comunicação cerebral, o funcionamento das sinapses e outras funções que afetam o funcionamento do sistema nervoso. […] determinam também quais os neurónios que estão aptos a funcionar corretamente e asseguram a manutenção do ambiente químico que rodeia os neurónios.
Constituição do Neurónio
Corpo celular – contém o núcleo que é o armazém de energia da célula. Fabrica proteínas sob o controlo do ADN presente no núcleo celular. É o centro metabólico do neurónio.
Dendrites – são extensões do corpo celular. Graças às dendrites, o neurónio apresenta uma maior superfície de receção e emissão de