teoria
INÍCIO DA CARREIRA PROFISSIONAL
PRIMEIRAS EXPERIÊNCIAS DE CARREIAS: EXPECTATIVAS X REALIDADE.
Os dilemas enfrentados pelos jovens no início de suas carreiras profissionais são muitos. Devem procurar um lugar para trabalhar, lidar com o estresse no emprego, competir por promoções, decidir quando mudar de emprego, equilibrar a vida profissional com a vida doméstica e assim por diante. Felizmente muitos desses problemas são previsíveis e você pode se preparar para eles antecipadamente.
Nesse trabalho estudaremos as primeiras experiências dos jovens administradores e as dificuldades que eles enfrentarão para se “encontrar” dentro de uma organização.
Muitos jovens administradores estão entrando no mercado de trabalho e a empolgação de quando são admitidos rapidamente se transforma em desapontamento, é o que Douglas T. Hall chama de a síndrome do potencial não utilizado ou síndrome do choque da realidade. Eles podem sentir-se desanimados ao descobrirem que suas primeiras atribuições são rotineiras e até entediantes. Os chefes esperam que eles se adaptem às regras da empresa, sentem-se ameaçados no seu posto de trabalho e geralmente estão muito ocupados para dar um feedback sobre como está indo o novo empregado.
Processo de Contratação e a Primeira Nomeação
Muitos problemas podem ser evitados se as organizações forem meticulosas ao apresentar o emprego e as características pessoais que procuram. Uma das ferramentas mais eficazes é a pré-apresentação realística do emprego, ressaltando os pontos positivos e negativos da organização. Espera-se que com essa técnica os candidatos sejam honestos quanto às suas habilidades e recusem empregos inadequados. Caso seja contratado, o recém-chegado terá uma visão da organização e do mundo profissional como um todo aprimorado pelo trabalho inicial.
Ações do Primeiro Supervisor
A influência que tem o primeiro supervisor sobre o desempenho de um empregado novo tem sido motivo