Trabalho conhecendo os animais
Os vertebrados (Vertebrata) pertencem ao filo dos cordados, isto é, os animais que se caracterizam pela presença de uma corda dorsal (o notocórdio). Os especialistas estimam que, hoje em dia, existem entre 50.000 e 61.000 espécies de cordados.
Os animais vertebrados têm conseguido adaptar-se a vários meios. Alguns evoluíram no mar e depois passaram para o meio terrestre.
Em geral, o corpo dos vertebrados pode dividir-se em três regiões: a cabeça, o tronco (que, por sua vez, subdivide-se em tórax e abdómen) e a cauda. No tronco, destacam-se as extremidades, que se apresentam aos pares em todos os vertebrados à excepção das lampreias.
Os vertebrados aquáticos têm um aparelho respiratório branquial, ao passo que, no caso dos terrestres, o aparelho respiratório é pulmonar.
Outra característica importante dos vertebrados é o tegumento, que costuma ser o sistema orgânico mais extenso do animal (reveste-o por completo e protege-o do exterior). O tegumento é formado por três camadas: a epiderme, a derme e a hipoderme.
A pele dos vertebrados origina formações epidérmicas (glândulas fâneras, sebáceas, sudoríparas e/ou mamárias) e formações dérmicas (como as escamas dos peixes ou as placas ósseas das carapaças das tartarugas, por exemplo).
Por fim, convém destacar que o sistema endócrino dos vertebrados é controlado pelo hipotálamo e pela hipófise.
----------------------------------------------------------------------------------------------------------
Os invertebrados são os animais que não têm coluna vertebral; isto é, carecem de vértebras. Portanto, os animais invertebrados são aqueles que não pertencem ao subfilo dos vertebrados do filo dos cordados.
O desenvolvimento da noção de invertebrados deve-se ao naturalista francês Jean-Baptiste Lamarck