Acentuação grafica
Não me reportarei ao que muda com o novo acordo ortográfico na acentuação gráfica, porque se as pessoas não sabem como era, de nada adianta dizer como fica.
Fiz diferente: organizei as regras de acentuação gráfica de acordo com as novas e coloco-as aqui. I - Palavras proparoxítonas 1. Todas são acentuadas: árvore, chávena, maiúsculo, feiíssimo. II - Palavras paroxítonas 2. São acentuadas graficamente as paroxítonas terminadas em: R: líder, mártir
EI(S): amáveis, dóceis)
N: hífen, éden
US: bônus, lótus
L: amável, dócil
I(S): táxi, grátis
X: tórax, ônix
Ã(S): ímã(s), órfã(s
ÃO(S): bênção(s), órfão(s)
UM, UNS: álbum, álbuns
PS: bíceps, fórceps Observações:
A. Acentuam-se graficamente todas as paroxítonas terminadas em ditongo crescente: mágoa, tênue, rádio, ânsia. B. Não levam acento gráfico as paroxítonas terminadas em:
a. ns: itens, hifens, folhagens, jovens, nuvens;
b. m: item, folhagem, jovem, nuvem;
C. Não se acentuam os ditongos abertos ei, oi, das paroxítonas: assembleia, estreia, jiboia, heróico, idéia;
D. Não levam acento o i e o u tônicos, precedidos de ditongo: feiura, baiuca. III - Palavras oxítonas 3. Levam acento gráfico as oxítonas terminadas em: Á(S): sabiá (s)
É(S), Ê(S): café(s)
Ó(S), Ô(S): avó(s), avô(s)
ÉM, ÉNS: refém, reféns Observação:
Seguem esta regra:
A. as monossílabas tônicas terminadas por á(s), é(s), ê(s) ó(s), ô(s): lá(s), pé(s), pó(s);
B. as formas verbais oxítonas do mesmo tipo, seguidas ou não de pronomes: amá-lo, está(s), vendê-lo, propôs, contém, conténs. 4. São acentuadas as oxítonas terminadas em ditongo aberto: ÉIS: papéis, bacharéis
ÉU(S): chapéu, chapéus
Ói(S): herói, heróis 5. Assim como as oxítonas em que o i e o u estão depois de ditongo em posição final ou seguidas de s: Piauí, tuiuiú.
Portanto, não levam acento gráfico as oxítonas em i e u precedidas por