Teoria x e y
PSICOLOGIA
Teoria X e Y
(McGregor)
São Paulo
2013
Relatório apresentado ao Curso Superior de Psicologia na Faculdade Anhanguera, como exigência parcial da Disciplina Psicologia e Comportamento Organizacional para a obtenção de nota.
Sumário
Objetivo 4
Desenvolvimento 5
Resultados 7
Conclusão 8
Referências 9
OBJETIVO
O objetivo desta pesquisa é elaborar um relatório onde mostre a diferença entre a teoria X e Y e como isso pode influenciar no desenvolvimento do trabalho dentro de uma organização.
DESENVOLVIMENTO
O desenvolvimento deste trabalho foi feito através de pesquisa e analise de livros e site.
Ao desenvolvermos a pesquisa podemos perceber a veracidade da teoria X e Y de Douglas McGregor. A pesquisa nos mostra uma visão mais ampla no quesito motivação nos mostrando novos horizontes no que se refere motivação e nos da ideia em relação ao comportamento humano.
Desenvolvendo o trabalho podemos identificar a resposta a de uma clássica pergunta: Como nos motivamos as pessoas?. McGregor nos explica que não os motivamos, já que o homem é motivado por sua natureza, nos somos um sistema orgânico e não mecânico. O comportamento humano se influencia pelas relações entre as características como um sistema orgânico e o ambiente.
A teoria de McGregor acaba abordando dois tipos de personalidade e comportamento do funcionário e isso muitas vezes nem o próprio individuo percebe que possuem. A pesquisa mostra que em uma das teorias o funcionário e relaxado preguiçoso e não gosta muito do trabalho. Encontra partida a outra, o funcionário gasta do que faz e assume responsabilidade.
Para que pudéssemos entender melhor as duas teorias, exemplificar cada uma delas.
Teoria X
“O trabalho é em si mesmo desagradável para a maioria das pessoas.”