teoria x e y
Este trabalho demonstrará a diferença entre a teoria X e Y, onde uma é totalmente diferente da outra. Ambas estão envolvidas com o trabalho das pessoas e seus desempenhos nas tarefas. Esta teoria foi criada a mais de 60 anos e que é levado em questão até os tempos atuais, pois envolve o comportamento das pessoas.
2 CONCEITO
As teorias X e Y são duas visões opostas sobre a natureza humana e a forma de gerir a força de trabalho. Foram criadas pelo psicólogo americano Douglas McGregor no final da década de 50. Estas teorias consistem em uma análise detalhada das suposições sobre a motivação que os colaboradores de uma organização possuem. A teoria X assume que os indivíduos não gostam de trabalhar, a menos que sejam obrigados coercivamente a fazê-lo. Trata-se de uma teoria excessivamente mecanicista e pragmática. Já a teoria Y, mais moderna, defende que as pessoas encontram auto-realização no trabalho e que cumprem melhor as suas tarefas se não forem vigiadas por terceiros, desde que motivadas de forma adequada.
3 TEORIA X
A teoria X caracteriza-se por ter um estilo autocrático, que pretende que as pessoas façam exatamente aquilo que a organização pretende que elas façam, do jeito similar que a Administração Científica de Taylor, a Clássica de Fayol e a Burocrática de Weber, já que ela defende o isolamento, pois as interações sociais prejudicam a produtividade. Os trabalhadores não lutam pelos objetivos da empresa. De acordo com essa teoria o trabalho somente será produtivo se for encontrado algo que compense as deficiências mais comuns, tais como julgamento errôneo, passividade e irresponsabilidade. Sua administração era através de controles externos imposto ás pessoas.
3.1 ASPECTOS DA TEORIA X
Responsabilidade pelos recursos da empresa Organização.
Processo de dirigir os esforços das pessoas.
Taylor considerava que o homem era influenciado por recompensas salariais, econômicas e materiais, ou seja, ele via no