Teorias X E Y
GIOVANNA SATORI RA: 4934408
JÉSSICA CARDOZO SANTOS RA: 6161366
MAYRA UJINCHES RA: 6296831
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIAS X E Y
São Paulo
2015
GIOVANNA SATORI RA: 4934408 JÉSSICA CARDOZO SANTOS RA: 6161366 MAYRA UJINCHES RA: 6296831
COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL
TEORIAS X E Y
Trabalho de Comportamento Organizacional FMU – Faculdades Metropolitanas Unidas referente ao 5° semestre de Administração - Profª Gilmara Lima.
São Paulo
2015
SUMÁRIO
INTRODUÇÃO 4
1. TEORIA X 5
2. TEORIA Y 6
CONCLUSÃO 7
REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS............................................................................8
ASTEORIAS X E Y
INTRODUÇÃO
As Teorias X e Y foram criadas pelo professor e economista americano Douglas McGregor, e orientam as relações entre as empresas e seus colaboradores; elas são opostas, mas isso não significa que uma seja melhor ou pior que a outra, elas auxiliam as demais teorias sobre liderança de pessoas em uma empresa.
A Teoria X é baseada na teoria tradicional, já a Teoria Y, nas percepções atuais. Essencialmente, tratam de dois perfis de personalidade e comportamento de funcionários. Aspectos que muitas vezes os próprios indivíduos não percebem que possuem. Na Teoria X, o funcionário é relaxado, preguiçoso e gosta pouco de trabalhar. Já na outra, Y, o funcionário busca criar oportunidades, liberar potenciais, remover obstáculos e procura crescimento individual.
1. TEORIA X
Segundo o autor McGregor, na teoria X as pessoas são preguiçosas e elas precisam de motivação, pois elas encaram o seu trabalho como algo ruim, consideram como um “mal necessário” para ganhar o dinheiro, ou seja, as pessoas que se enquadram na