teoria e sistemas em psicologia
Estudo Dirigido
Matrizes do Pensamento Psicológico
1 – Com o surgimento da modernidade, movimentos de dispersão e de reunificação da Psicologia se alternaram ao longo da história, baseados em concepções divergentes de sujeito e de indivíduo. Escreva as principais idéias que estão relacionadas ao que o Figueiredo se referiu sobre os seguintes tópicos:
Emergência e ruína do sujeito.
Resposta: Emergência do sujeito moderno como decorrência da condição de desamparo em que se encontrava o homem europeu na passagem do Renascimento para a Idade Moderna. O Homem como centro do mundo: o sujeito autofundado em sua vontade e razão livres para dominar a Natureza.
Emergência e ruína do indivíduo.
Resposta: A ruína do feudalismo e das relações tradicionais de filiação social e organização do trabalho: a perda do sentido comunitário. A emergência do mercantilismo e da lógica de mercado: a sobreposição das relações econômicas sobre o social, universalizando a ideias de que o interesse particular se sobrepõe ao interesse geral.
2 – Identifique e descreva brevemente as principais matrizes do pensamento psicológico.
Resposta: Matrizes Cientificistas:
Nomotética e Quantificadora – é a natureza dos objetos e procedimentos de uma prática teórica como científicos e várias tentativas de fazer com que a psicologia seja uma ciência natural.
Atomicista e Mecanista – O pesquisador procura relações deterministas ou probabilísticas, segundo a concepção linear e unidirecional de causalidade.
Funcionalista e Organicista – Noção de causalidade funcional que recupera dando credibilidade científica.
Matrizes Romanticas e Pós- Românticas:
Vitalista e Naturista - Conjunto de atitudes e perspectivas intelectuais: o “quantativo”, o “indeterminado”, o “criativo”, o “espiritual”.
Matriz Compreensiva – Impulsionada pelo interesse comunicativo e o real objetivo deste conhecimento; manifestação de uma subjetividade