Quincas borba- Questionário
Questionário- Roteiro
1- Dados sumário sobre o autor e a obra
Autor: Machado de Assis
Título da obra: Quincas Borba
Editora: Ática Edição: 5º Edição Ano 1982
Lugar de publicação: Diário oficial do estado de São Paulo
Dados biográficos essenciais do autor: Joaquim Maria Machado de Assis (Rio de Janeiro, 21 de junho de 1839 — Rio de Janeiro, 29 de setembro de 1908) foi um escritor brasileiro, amplamente considerado como o maior nome da literatura nacional. Nascido no Morro do Livramento, Rio de Janeiro, de uma família pobre, mal estudou em escolas públicas e nunca frequentou universidade. Escreveu em praticamente todos os gêneros literários, sendo poeta, romancista, cronista, dramaturgo, contista, folhetinista, jornalista, e crítico literário. Podemos dividir as obras de Machado de Assis em duas fases: Na primeira fase (fase romântica) os personagens de suas obras possuem características românticas sendo o amor e os relacionamentos amorosos os principais temas de seus livros. Na Segunda Fase ( fase realista ), Machado de Assis abre espaços para as questões psicológicas dos personagens. É a fase em que o autor retrata muito bem as características do realismo literário. Sua extensa obra constitui-se de 9 romances e peças teatrais, 200 contos, 5 coletâneas de poemas e sonetos, e mais de 600 crônicas. Machado de Assis é considerado o introdutor do Realismo no Brasil.
Sintetize, em poucas frases, o conteúdo da obra:
Em Quincas Borba, a figura do filosofo e louco reaparece, morando em Barbacena, Minas Gerais. O protagonista procura expor os princípios do Humanitismo a Rubião, ingênuo provinciano que se torna seu enfermeiro.
O sistema filosófico de Quincas Borba pode ser sintetizado na luta de duas tribos pela sobrevivência, simbolizada por um campo de batatas que ambas disputam. O personagem extrai sua concepção do Humanitismo: “Ao vencido, ódio ou compaixão; ao vencedor as batatas”. Demonstra