Ciencia Comp
— No dia da apresentação do diretor Cerveró ao Conselho de Administração, os conselheiros já haviam recebido a documentação completa 15 dias antes. Esse é um rito na Petrobras. No caso de Pasadena, no dia da apresentação de Cerveró foi feito o resumo (executivo) de uma página e meia. Nesse resumo, não havia as cláusulas de put option e de Marlim. Partiu-se do princípio que os conselheiros já tinham lido toda a documentação ou, então, tinham o aval de suas assessorias jurídicas. Por isso, nenhum conselheiro pode dizer que desconhecia. A obrigação do conselheiro é ler tudo. Mas não estou acusando ninguém de ser leviano. Isso tudo ocorreu em 2006 e hoje estamos em 2014. Podem ter esquecido — disse Edson Ribeiro, em entrevista ao GLOBO.
Naquele momento, o Conselho de Administração era presidido pela presidente Dilma Rousseff, então ministra da Casa Civil do ex-presidente Lula, e tinha como membros José Sergio Gabrielli, presidente da companhia na ocasião, Jorge Gerdau Johannpeter, Antonio Palocci Filho, Fábio Barbosa, Gleuber Vieira Jaques Wagner, Arthur Sendas (já falecido) e Cláudio Luiz da Silva Haddad.
A refinaria, cujo valor original era de US$ 360 milhões, acabou sendo comprada por US$ 1,2 bilhão. A compra está sendo investigada pelo Tribunal de Contas da União (TCU).
Dilma em março: Informações eram