Teoria e psicologia das cores
2014
\\Descrição do estudo:
Nesse trabalho será descrito a influencia das cores, suas percepções e a relação da cor vs linguagem visual da cidade cidade de Burano na Itália.
\\Breve Histórico:
Situada ao norte da Laguna de Veneza, a 11 quilômetros da cidade (45 minutos de barco), Burano é conhecida como a “ilha colorida da renda”. O apelido não poderia ser mais sugestivo. À primeira vista, já chamam a atenção seus casarões à beira d’água. Em alguns trechos é possível passar por seis ou sete sem que se repita nenhuma cor (laranja, em seguida verde, depois amarelo, vermelho, azul...).
As cores chegaram à cidade com um aspecto funcional, pois com o ramo pesqueiro cada habitante que trabalhava nesta área tinha certa dificuldade de encontrar suas residências devido a forte neblina que cobria a pequena cidade. Com esse problema os pescadores tiveram a ideia de colorir suas casas com cores fortes que possibilitaria a visibilidade mesmo em meio a forte neblina, sendo assim cada residência teria uma cor diferente da outra.
Residências a beira dos canais de Burano - Veneza
\\ Uso das cores:
A cidade explora as cores de forma variada, fazendo uso de cores quentes e frias, algumas matizes aplicadas de forma saturada, e outras em tons pastel. Em alguns pontos percebemos que não existe a preocupação de relação das cores para que elas se combinem já em outras residências o uso das cores complementares se estendem as janelas, portas e cortinas. Cada casa é um elemento, a junção do todo forma uma espécie de “Colcha de retalhos urbana”.
Visão panorâmica de Burano
Visão dos prédios no inicio dos canais de Burano
\\ Percepção das cores no contexto da cidade:
A cidade produz uma grande demanda de renda, principalmente pela mão de obra feminina. Faz todo sentido uma cidade que produz tecelagem possuir essa grande gama de cores em seu contexto visual. Além de ser um contexto visual, é um contexto de vida. As cores