Teoria e gestão organizacional
Empresa Analisada: EDITORA MODERNA
1. Análise da Situação Atual da Empresa
2.1 Missão e Valores
Editar, publicar e distribuir livros didáticos, estimular a cultura, reforçar os vínculos que unem a Europa e a América Latina, editar e produzir obras de qualidade para a educação, além da formação de professores, sempre com o compromisso de trabalhar pela melhoria da educação brasileira. Esse é o espírito da Editora Moderna, empresa fundada em 1968, que é líder nos mercados público e privado de livros didáticos.
2.2 Área de Atuação
A busca constante por características inovadoras em suas obras e serviços, a oferta de apoio pedagógico e o investimento em pesquisas são alguns dos principais eixos de atuação da Editora Moderna. Como ela não possui parque gráfico, os principais fornecedores que atuam para a Editora são os que fornecem matéria prima, bem como as gráficas contratadas para impressão do material, que ficam localizados no Brasil e na China.
2.3 Localização e Filiais
Atualmente, a empresa possui 8 filiais espalhadas pelo Brasil, sendo a matriz localizada no bairro do Belenzinho em São Paulo, capital, e as demais em: Guarulhos-SP, Brasília-DF, Goiânia-GO, Fortaleza-CE, Porto Alegre-RS, Recife-PE, Salvador-BA e Filial SP no bairro do Anália Franco em São Paulo para atendimento a autores e professores. Na matriz ficam concentrados os setores Administrativo, Financeiro, Contas a Pagar, Contas a Receber, Contabilidade, Recursos Humanos, Editorial, Produção, Marketing e Planejamento Estratégico. As filiais foram criadas a fim de atender a demanda dos principais estados do país e são responsáveis pela distribuição e comercialização local do negócio. O depósito para estocagem dos livros fica na filial Guarulhos, onde em determinadas épocas do ano, com as ações para o setor publico, chega a estocar 6 milhões de livros.
2.4 Principais Concorrentes
Seus principais concorrentes