teoria superior da contabilidade
CENTRO DE CIENCIAS SOCIAIS E APLICADAS
CURSO DE CIENCIAS CONTÁBEIS
DISCIPLINA : TEORIA DA CONTABILIDADE
PROFESSORA: ARLETE REGINA FLORIANI
CONTEÚDO PROGRAMATICO
Inicio 31 de julho de 2001
UNIDADE I
ANTECEDENTES DA CONTABILIDADE
HENDRIKSEN e BREDA (1999), comentam que muito antes que a Europa emergisse de tendas e peles, já existiam economias sofisticadas no Oriente Médio e no Extremo-Oriente.
A dinastia Shang, na China, remonta a 1600 a.C;
Registros de uma cultura sofisticada na Índia datam 2.300 a.C;
As pirâmides do Egito confirmam a antiguidade dessa civilização (a primeira pirâmide foi construída 4 mil anos atrás).
Em 332. a. C. Alexandre o Grande, fundou a cidade de Alexandria, na qual foi montada a mais extraordinária das bibliotecas do mundo antigo.
Em 235 a.C., essa biblioteca já continha mais de 500 mil manuscritos.
No início do século II Cláudio Ptolomeu (um dos maiores estudiosos da história) desenvolveu suas teorias astrológicas. Escreveu o livro intitulado Almagest do qual decorrem os signos do zodíaco.
Vários registros contábeis datam desses períodos. Exemplo: agricultores egípcios às margens do rio Nilo pagavam aos coletores de tributos, com cereais e linhaça, pelo uso de água para irrigação. Os arqueólogos crêem que as fichas de argila na Mesopotâmia eram usadas, de maneira similar, para fins contábeis.
Há indícios de que sistemas contábeis sofisticados parecem ter existido na China já em 2000 a.C, assim como referencias denotam uma familiaridade com o sistema de partidas dobradas em Roma no início da era cristã.
Por volta de 646 d. C, quando os árabes atingiram a Alexandria, a grande biblioteca ali montada foi atingida, tendo sido destruída totalmente por desconhecidos.
A contabilidade é um produto do Renascimento Italiano. Não se sabe quem inventou a contabilidade, no entanto, sabemos que sistemas de escrituração por partidas dobradas começaram a