Teoria sobre vlan
Visão Geral
Com o crescimento continuo das redes LAN e WAN, as tarefas relacionadas à manutenção e mudança nessas redes se tornaram extensas e altamente complexas, pois todo o esforço era efetuado na parte física o que exigia um planejamento cuidadoso e detalhado de cada ponto da rede.
A VLAN (Virtual LAN) nasceu com o objetivo de transferir todo o esforço físico em lógico, dessa forma, uma simples transferência de um microcomputador de uma rede para outra, antes efetuada de forma física, passou a ser efetuada de forma lógica nos equipamentos de rede. A utilização desse conceito possibilitou que apenas uma estrutura física fosse utilizada para diversas redes, e que as mudanças fossem efetuadas de forma mais dinâmica, utilizando melhor os recursos.
Tipos de VLAN
Atualmente, há basicamente uma forma de implementar VLANs – VLANs baseadas em porta. Uma VLAN baseada em porta é associada a uma porta chamada de VLAN de acesso.
No entanto, na rede há vários termos para VLANs. Alguns termos definem o tipo de tráfego da rede que eles transportam e outros definem uma função específica executada por uma VLAN. Isto descreve a terminologia VLAN comum.
VLAN de dados
Uma VLAN de dados é uma VLAN configurada para transportar apenas o tráfego gerado pelo usuário. Uma VLAN pode transportar o tráfego baseado em voz ou o tráfego usado para gerenciar o switch, mas esse tráfego não faria parte de uma VLAN de dados. É uma prática comum para separar o tráfego de voz e de gerenciamento do tráfego de dados. A importância de separar dados de usuário dos dados de controle de gerenciamento do switch e do tráfego de voz é realçada pelo uso de um termo especial para identificar VLANs que só transportam dados de usuário – uma "VLAN de dados". Às vezes, uma VLAN de dados é conhecida como VLAN de usuário.
VLAN padrão
Todas as portas de switch se tornam um membro da VLAN padrão após a inicialização do switch. Ter todas as portas do switch participando da VLAN padrão torna