ATPS Redes sem Fio
1.0 OS MEIOS DE TRANSMISSÕES NÃO-GUIADOS (WIRELESS)
Atualmente as redes wireless, meios de transmissão não-guiados, que consistem em uma comunicação rápida, simples e organizada, uma vez que não temos cabeamento para atrapalhar o espaço físico, as redes wireless estão sendo adotadas como principal meio de comunicação e transmissão de dados.
Muitas empresas estão migrando dos cabos para a nova tecnologia wireless, implantações com novas ideias e mais vantagens que a rede wireless proporcionam está chamando a atenção das empresas, não apenas da área de TI mas também de outras áreas comerciais que dependem de uma comunicação simples e organizada.
E não foi da noite para o dia que a tecnologia wireless vem chamando atenção do mercado, apesar de ter uma velocidade de propagação reduzida em relação aos meios de transmissões guiados (conexão via cabo) por conta de muitas interferências e ruídos que uma conexão wireless pode conter, a vantagem da flexibilidade e da organização dá ao wireless um ponto forte.
Uma vez que conseguimos ter uma conexão wireless por centímetros, metros e até quilômetros de distância. A conexão wireless tem como principal propagação frequências para o envio do sinal, onde teremos um transmissor e um receptor, se precisarmos ampliar o nosso campo de alcance, é viável a instalação de um access point, um equipamento que faz a retransmissão do sinal enviado pelo roteador para pequenas distâncias, e para grandes distâncias também temos as antenas direcionais, que podem fazer a comunicação por quilômetros de distância. Uma rede wireless consegue ter a velocidade de propagação de até 300 megabytes, mas isso acaba sendo desmentido uma vez que podemos ter inúmeras interferências durante a transmissão de sinal o que interfere na velocidade da rede dependendo da distância do receptor.
Obviamente que por ser uma conexão wireless temos uma largura de banda menor, uma vez que novas faixas de frequência estão sendo implantadas