teoria rogeriana
( ROGERS apud COELHO e JOSÉ, 1993 p.9)
A teoria de Rogers nos remete a uma reflexão e nos leva a tomar um posicionamento contra os métodos antigos de transmissão de conhecimento, onde o professor é o centro, e o aluno apenas um mero espectador, onde o conhecimento é transmitido de modo vertical, ou seja, de cima para baixo. Sua teoria vem para ir contra esse método.
Rogers afirma que é de responsabilidade do professor a boa atmosfera da sala de aula, e não apenas isso, diz também que o professor deve compreender o aluno, aceitá-lo como ele é, e principalmente ser autentico. O professor passa a ser considerado um facilitador da aprendizagem, não mais aquele que transmite conhecimento, e sim aquele que ajuda os alunos a aprender a viver como indivíduos em processo de transformação. O aluno é instigado a buscar o seu próprio conhecimento, consciente que vive em uma época de constante transformação, estando apto assim a se moldar com as mudanças que ocorrem ao seu redor.
Apesar de alguns críticos considerarem irrealizável, a teoria rogeriana é bastante instigadora e revolucionária e, para que a mesma seja colocada em prática é necessário que ocorra uma mudança no âmbito educacional no sentido de proporcionar uma visão pedagógica mais centrada no aluno, levando em conta seu real interesse, seus sentimentos, emoções, e esse objetivo é alcançado mais facilmente quando o professor na posição de facilitador, busca uma relação mais democrática com o aluno demonstrando preocupação e interesse pelo mesmo, facilitando assim o processo de aprendizagem. Sendo assim será que é possível a aplicação deste método, em nossa educação hoje? Da forma que a mesma se apresenta, com lacunas a serem preenchidas, onde nossos governantes não dão a devida