Psicologia
GOULART, Iris Barbosa. Psicologia da Educação: fundamentos teóricos e aplicações à prática pedagógica. 11. ed. Petrópolis: Vozes, 2004, cap. 04.
Leia atentamente o texto referido e responda as questões abaixo:
1. Qual a diferença fundamental entre a teoria de Rogers e as teorias de aprendizagem em geral?
Enquanto para essas teorias em geral anteriores o foco está no aprender, quer enquanto processo, quer enquanto produto, para Rogers, o foco está na pessoa que aprende. A sugestão rogeriana não tem a ver com metodologias, mas sim com atitudes do professor.
2. O ponto de partida de Rogers é de que somente pessoas podem desenvolver pessoas. Qual a implicação dessa concepção rogeriana para os profissionais da educação e como Rogers concebe a pessoa humana? Para que o professor seja um facilitador, segundo Rogers, ele precisa ser uma pessoa verdadeira, autêntica, genuína, despojando-se do tradicional papel de ser o profissional e tornar-se uma pessoa real com seus alunos. A pessoa é única e isto só confirma que há uma grande diversidade de pessoas, cada qual com seus próprios valores, que não são simplesmente palavras ou declarações que ela assimilou na instituição, mas que representam “como” ela vive. Os valores são, nesta perspectiva, um estado de ser, um modo de dizer quem a pessoa é.
3. Defina aprendizagem significativa, segundo Rogers.
Uma aprendizagem significativa tem a qualidade de um envolvimento pessoal, visando à aprendizagem "pela pessoa inteira" tanto em seu aspecto sensível quanto sob aspecto cognitivo, inclui-se no fato de aprendizagem. Mesmo quando a aprendizagem vem de fora, o descobrir, o captar o sentido, o compreender, vem de dentro. Esta aprendizagem suscita mudanças no comportamento, nas atitudes e até mesmo na personalidade do educando. À medida que ocorre tal aprendizagem, o próprio aprendiz avalia se ele está indo ao encontro de suas necessidades, em direção ao que ele quer saber. Por isso, Rogers caracterizou