A cidade e o urbanismo
O presente trabalho de geografia aborda um pouco de tudo sobre a urbanização, vai fornecer conhecimentos sobre a importância da urbanização, sua origem, a cidade e o urbanismo entre outros subtemas, com o objectivo de nos fazer conhecer e compreender, em função de adquirir conhecimentos, sendo assim, irei fazer uma breve apresentação. A cidade e o urbanismo
Dada a relação que os conceitos de cidade e urbanismo têm entre si, torna-se imperativo iniciarmos a análise desta temática pelo estudo do conceito de urbanismo.
O urbanismo é uma ciência que surge no final do século XIX para o estudo, organização e intervenção no espaço urbano, como medida para realizar as transformações necessárias na realidade caótica das condições de habitação e salubridade em que viviam os habitantes das grandes cidades europeias, na época da revolução industrial.
Há várias versões sobre o surgimento do termo urbanismo, porém, a mais difundida é de origem francesa, onde se refere que este termo surgiu por volta de 1910, na Franca, no Bulletin de la Societé Geographique. Alfred Agache, arquitecto - urbano, que se auto-denomina como sendo o criador da palavra, define urbanismo como sendo: uma ciência, e uma arte e, sobretudo, Filosofia social. Assim, entende-se por urbanismo o conjunto de regras aplicadas ao melhoramento das edificações, do arruamento, da circulação e do descongestionamento das artérias públicas. É a remodelação, a extensão e embelezamento de uma cidade, levadas a efeito mediante um estudo metódico da Geografia Humana e da Topografia Urbana, sem descurar as soluções financeiras.
Contrapondo a esta versão, teóricos a que defendem que o termo urbanismo teria sido criado em 1867, quando Cerdá escreveu a teoria Geral da Urbanização. E apesar de jamais ter usado o termo urbanismo, Cerda usou o termo Urbe para designar de modo geral os diferentes tipos de assentamentos humanos e cunhou neologismo urbanização, designando a acção sobre a Urbe.
Modernamente