Teoria Probabilística da Evolução do Modelado
313 palavras
2 páginas
Teoria Probabilística da Evolução do Modelado (difundido por Leopold e colaboradores na década de 60): seu fundamento básico está no conceito de entropia, o qual descreve tanto as formas de distribuição da energia em um determinado sistema, quanto suas possíveis respostas. Considerando-o na análise da Geomorfologia Fluvial, verifica-se que a bacia de drenagem é o sistema onde ocorre a distribuição da energia. Neste sentido, a entropia é expressa em termos de probabilidade, ou seja, dos vários estados possivelmente alcançados pelo sistema em resposta às entradas e à distribuição da energia. Dentro desta perspectiva, Leopold & Langbein (1962) afirmam que a condição mais provável existe quando a energia contida em um sistema fluvial é tão uniformemente distribuída quanto poderia ser permitido pelas restrições físicas. De acordo com os autores, a partir destas considerações gerais, são modeladas equações para descrever os perfis longitudinais dos rios e estas são matematicamente comparáveis aquelas observadas em campo.
No entanto, Leopold & Langbein (1962) admitem que equações hidráulicas são insuficientes para determinar a velocidade, profundidade, e inclinação dos rios, os quais são eles próprios autores de suas geometrias hidráulicas. Por isso, uma solução se tornaria possível pela introdução do conceito de que a distribuição de energia tende em direção ao mais provável. Esta solução conduziria a uma definição teórica de que a geometria hidráulica dos canais de drenagem concordaria intimamente com observações de campo.
Esta concepção filosófica deu margem às diversas análises quantitativas dos fenômenos (especialmente os fluviais), o que tornou-a mais conhecida como teorética (theoretical) ou quantitativa. Tal vertente de estudos ganhou grande expressão após a Segunda Guerra Mundial tanto na Geomorfologia, como também nos outros campos da ciência, em virtude das necessidades geopolíticas impostas pela Guerra Fria. Quantificar os fenômenos sociais e/ou naturais,