poesia
Trabalho Realizado Por:
Laura Mendes, Nº05 11º C
Professora:
Georgina Luís (Física e Química A)
Índice
Introdução……………………………………………………………………………………………………………………………3
Desenvolvimento…………………………………………………………………………………………………………………4
Conclusão……………………………………………………………………………………………………………………………5
Bibliografia………………………………………………………………………………………………………………………….6
Introdução
A FISIPE é um produtor europeu de fibras acrílicas com fábrica no Lavradio, Portugal, desde 1976. A empresa foi constituída em 1973, fruto de um joint-venture entre a CUF e o grupo japonês Mitsubishi, e em Setembro de 2012 o grupo alemão SGL, o maior produtor europeu de fibras de carbono, concluiu a aquisição de 100% do capital da empresa. Por essa razão, a FISIPE deixou de estar cotada na Bolsa de Valores de Lisboa.
A FISIPE é uma empresa com clientes em todo mundo, a qualidade dos seus produtos é bastante alta, e são efetuados muitos estudos para que o material possa ser bem conseguido.
Desenvolvimento
A FISIPE produz fibra acrílica com tecnologia “wet spun” (via húmida) de origem Japonesa (tecnologia Monsanto), caracterizada por grande estabilidade nos parâmetros de qualidade, grande flexibilidade e bom desempenho em termos energéticos e ambientais.
O corpo técnico da FISIPE possui um domínio notável na condução do processo produtivo, alicerçado numa experiência acumulada ao longo de trinta anos de atividade, em que a fibra produzida teve a seguinte evolução:
De ano para ano, a produção tem vindo aumentar de forma bastante significativa devido à qualidade dos produtos.
O processo de produção de fibra acrílica na FISIPE requer várias operações, estando como tal, organizada em diferentes Produções e diversas Áreas fabris:
Serviços e Utilidades
Área de Recuperação de Solvente (SR)
Parque de Tanques (TF)
Área de Utilidades (UT)