Teoria política
Centro de Educação a Distância
Curso Superior Tecnologia em Gestão Pública
Disciplina: Teoria Política
3º Semestre
Taguatinga/DF
INTRODUÇÃO
Este trabalho é um resumo sobre o G8 visa passar os principais conceitos em um trabalho de desenvolvimento, porém neste trabalho foi desenvolvido um pouco além do solicitado devido a grande extensão do assunto.
O G8 reúne a Rússia e os sete países mais industrializados do mundo – Estados Unidos, Canadá, França, Alemanha, Grã-Bretanha, Itália e Japão. Criado em 1975 por iniciativa francesa, tinha por objetivo a unificação das políticas macroeconômicas das grandes potências em plena recessão econômica mundial. O Canadá entrou no ano seguinte e a Rússia em 1998.
A pauta das reuniões, antes restrita a temas econômicos e de segurança, passou a incluir questões como saúde, meio ambiente, desarmamento e combate ao terrorismo. O G8 é uma das grandes estruturas de discussão sobre governabilidade global no mundo atual. Embora não seja uma estrutura institucional, tem muita capacidade para influenciar a dinâmica do mundo, equivale a organismos como o Fundo Monetário Internacional, o Banco Mundial, o Conselho de Segurança da ONU e a Organização Mundial do Comércio. O G8 é um clube informal e muito exclusivo dos países mais avançados. O ambiente econômico internacional é resultado direto de decisões do G8. Com o passar do tempo, o que era um colegiado se institucionalizou como ambiente para decisões fundamentais para a economia mundial, como a relação de paridade entre as moedas das principais economias.
ETAPA 1 Países mais economicamente desenvolvidos podem dar ajuda aos países menos economicamente desenvolvidos. Existem vários tipos de ajuda:
• Ajuda governamental (bilateral)
• Ajuda de organizações governamentais (multilateral)
• Ajuda voluntária
• Ajuda de curto-prazo/emergencial
• Ajuda de longo-prazo/sustentável
Ajudas também podem ser dadas de diversas