teoria plano inclinado
ESTUDO DAS MÁQUINAS SIMPLES
Arquimedes em torno do terceiro século antes de Cristo, que inventou e estudou as máquinas simples: alavanca, polia e parafuso. Ele também descobriu o princípio da vantagem mecânica em a alavanca. Mais tarde, filósofos naturais (matemáticos e físicos) gregos definiram as clássicas cinco máquinas simples (excluindo o plano inclinado) e foram capazes de calcular aproximadamente a sua vantagem mecânica. No entanto compreensão dos gregos ficou limitada à Estática de máquinas simples; ao equilíbrio de forças, e não incluem a Dinâmica, o equilíbrio entre força e distância, ou o conceito de Trabalho Mecânico. Durante o Renascimento a Dinâmica dos Corpos Mecânicos, como as máquinas simples foram denominadas, começou a ser estudada do ponto de vista da quantidade de trabalho útil que poderia realizar, levando eventualmente a um novo conceito de Trabalho Mecânico. Em 1586 o matemático e engenheiro Simon Stevin determinou a vantagem mecânica do plano inclinado, e foi incluído com as outras máquinas simples.
A teoria dinâmica completa de máquinas simples foi trabalhada por Galileu Galilei. É interessante frisar que as regras clássicas de fricção no deslizamento em máquinas foram descobertas por Leonardo Da Vinci (1452-1519), mas permaneceu inédito em seus registros até que foram redescobertos por Amontons Guillaume (1699) e os estudos ampliados por de Charles-Augustin Coulomb (1785).
Uma máquina é considerada simples quando é constituída de uma só peça. Em toda máquina simples estão associados três elementos:
1) FORÇA POTENTE ou POTÊNCIA P -Toda força capaz de produzir ou de acelerar o movimento. Produz trabalho motor.
2) FORÇA RESISTENTE ou RESISTÊNCIA R - É toda força capaz de se opor ao movimento. Produz trabalho resistente.
3) Um ELEMENTO DE LIGAÇÃO entre potência e resistência, que pode ser um ponto fixo, um eixo ou um plano.
É deste terceiro elemento que surge então os três tipos principais de máquinas