Plano Inclinado E Horizontal
Autor: Henrique Dória Fonseca
Engenharia Civil
Orientador: Prof. Cleiton José Rodrigues dos Santos
RESUMO
Esse artigo foi feito para mostrar aaplicabilidade do plano inclinidado e do horizontal.
PALAVRAS-CHAVE: plano inclinado, horizontal,aplicabilidade.
INTRODUÇÃO
O plano inclininado é um exemplo de máquina simples. Como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes. Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem de ser deslocado. Observe que pela Lei da conservação de energia, a mesma quantidade de energia mecânica é requerida para levantar um dado objeto até uma certa altura, seja através do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior. Acredita-se que os egípcios tenham construído sua pirâmide usando o plano inclinado, no modo de uma rampa. Acontece que os blocos das pirâmides possuiam grandes pesos em vários newtons e seria muito difícil, por exemplo, para os egípcios levarem esses blocos para o topo das pirâmides sem usar essas rampas. Mas isto ainda é um mistério, pois a rampa teria que ser muito comprida para que fosse possível os egípcios transportarem esses blocos até o topo da pirâmide.
VERIFICANDO O plano inclinado é uma superfície em que o ponto de inicia e fim estão em superfícies diferentes.
Para um objeto mover-se sobre o plano a força F é atuante sobre o objeto. Serve para aplicar uma força menor em uma distância maior do que no plano vertical.
O plano horizontal é a visão horizontal de objetos. Nele várias coisas estão construídas por ser de mais fácil acesso. É a visão em