Plano Inclinado
1. INTRODUÇÃO 2
2. DOMÍNIO CONCEITUAL 3
2.1. TEORIA 3
2.2. PRINCÍPIOS 3
2.3. CONCEITOS 4
3. HIPÓTESES 4
4. EVENTO 4
5. MATERIAL UTILIZADO 5
6. REGISTRO 5
7. DADOS 6
7.1. Fórmulas utilizadas na Tabela Memória de Cálculo. 7
7.2. Gráfio analisando as Massas Encontradas 8
7.3. Diagrama de forças aplicadas no carrinho no papel milimetrado, identificando as forças P, Px, Py e Fd 8
8. RESULTADOS 9
9. CONCLUSÃO 9
10. DIAGRAMA EM “V” – PLANO INCLINADO 2
11. REFERÊNCIAS 3
1. INTRODUÇÃO
Os fenômenos mecânicos surgiram nas civilizações antigas, em virtude da necessidade que esses povos dessas civilizações encontravam para criarem máquinas que os liberassem de certos esforços e que aumentassem a potência dos recursos de que dispunham, acredita-se que a construção das pirâmides do Egito foi facilitada pelo plano inclinado.
O plano inclinado é um exemplo de máquina simples e como o nome sugere, trata-se de uma superfície plana cujos pontos de início e fim estão a alturas diferentes.
Ao mover um objeto sobre um plano inclinado em vez de movê-lo sobre um plano completamente vertical, o total de força F a ser aplicada é reduzido, ao custo de um aumento na distância pela qual o objeto tem de ser deslocado.
Figura 1 - Exemplo de plano inclinado
A Lei da Conservação de Energia nos diz que a mesma quantidade de energia mecânica é requerida para levantar um dado objeto até certa altura, seja através do plano inclinado ou do plano vertical. No entanto, o plano inclinado permite que o mesmo trabalho seja realizado aplicando-se uma força menor por uma distância maior.
Resumindo, o plano inclinado permite uma troca força x distância que é conveniente nas suas aplicações.
Na parte da física chamada dinâmica as leis de Newton são as leis que descrevem o comportamento de corpos em movimento, formuladas por Isaac Newton. Descrevem a relação entre forças agindo sobre um corpo e seu movimento causado pelas forças.
2. DOMÍNIO CONCEITUAL
2.1. TEORIA