Top100
O conceito de comunicação, em telecomunicações, pode ser entendido como o transporte da informação de um lugar para outro, da origem ao destino. Para que se possa realizar uma comunicação, é necessário a utilização de sinais. O sinal é um fenômeno físico ao qual se associa a informação. Por exemplo, no caso da telefonia, a fala humana transformada em corrente elétrica que transporta a voz pelo telefone são sinais. Atualmente, os sinais mais comuns são os sinais elétricos e luminosos.
São sistemas ou subsistemas interconectados que utilizam equipamentos na aquisição, armazenamento, manipulação, gestão, movimento, no controle, na exposição, na troca, no intercâmbio, na transmissão, ou na recepção da voz e/ou dos dados, e inclui o software e hardware utilizados. Em uma perspectiva abrangente sistema de comunicação é todo aquele que possibilita a transmissão de informação entre uma fonte e um destino. Assim, tanto a divulgação de informações através de jornais e revistas quanto a transmissão de dados em um sistema de reserva de passagens aéreas constituem exemplos os eletrônicos de transmissão e recepção de informação, e assim o primeiro exemplo foge ao nosso interesse, pois o meio de transmissão da informação é o papel impresso, ou seja, trata-se de um sistema de comunicação por meios não.
Para que haja comunicação entre pelo menos dois pontos, são necessários basicamente:
• Informação: voz, imagem e dados. • Alguém ou algo que transmita a informação: terminal fonte.
• Alguém ou algo capaz de receber a informação: terminal destino.
• Um meio físico para transmitir a informação: canal de comunicação.
Esse conjunto de elementos para estabelecer uma comunicação é denominado sistema de comunicação. Sistemas analógicos: são aqueles que conservam a forma dos sinais desde a fonte ao destino.
Sistemas digitais: são aqueles em que a forma do sinal transmitido é diferente do sinal original. Neste sistema, as formas dos sinais