partido verde
Partido Verde (PV) é um partido político brasileiro. Surgiu no cenário político da década de 1980 baseado nas tendências ambientalistas em curso naEuropa, tendo entre seus primeiros articuladores Fernando Gabeira, Lúcia Veríssimo, Alfredo Sirkis, Domingos Fernandes e José Luiz de França Penna. O código eleitoral é o 43 e sua cor é o verde.
O Partido Verde brasileiro surgiu em janeiro de 1986. Foi fundado por ambientalistas e outros ativistas de movimentos sociais, tendo como suas mais expressivas lideranças Carlos Minc, que depois voltou ao PT, Melo Viana, Fernando Gabeira, Alfredo Sirkis, Domingos Fernandes, José Luiz de França Penna; posteriormente aderiram o deputado Sarney Filho e mais recentemente, em 2009, a senadora Marina Silva, que deixou o partido em 2011.
Nas eleições municipais de 2008, o PV elegeu pela primeira vez um prefeito em uma capital brasileira, no caso a prefeita Micarla de Sousa, eleita no 1º turno com 51% dos votos, que comanda Natal, capital do Rio Grande do Norte. Quatro anos após seu mandado, Micarla de Souza se mostrou com um dos piores índices de rejeição da história daquela capital (92 %), inviabilizando alianças e pressionando-a a abandonar a candidatura a reeleição em 2012.
Os principais aspectos programáticos do PV são o desenvolvimento sustentável, e a diminuição da desigualdade social. Defende o pacifismo, o federalismo, o parlamentarismo, ademocracia direta e o poder local. Esses temas, porém, carecem de uma discussão profunda no partido.
Para evitar a eleição direta, sua executiva permanece provisória, apesar dos 25 anos de existência. A revisão estaturária a partir de 2011 passa a ser proposta pelo grupo interno Transição Democrática. Esse grupo, que tem Marina como referencial, propõe profundas alterações estatutárias e inclusive a participação dos filiados "em rede", pela internet, tendo criado um site para estimular essa mobilização (http://www.transicaodemocratica.com/).
Seus fundadores incluem em