Teoria Neoclássica
O grau da centralização/descentralização refere-se ao quanto a autoridade para tomar decisões está concentrada no topo ou dispersada na base da organização.
1. Centralização: significa que a autoridade para decidir está localizada no topo da organização, enfatizando as relações escalares.
Vantagens da centralização:
as decisões são tomadas por administradores que possuem visão global da empresa, são mais bem treinados e preparados do que aqueles que estão em níveis mais baixos. as decisões são mais consistentes com os objetivos empresariais globais, eliminando esforços duplicados de vários tomadores de decisão, reduzindo custos operacionais.
Desvantagens da centralização:
as decisões são tomadas na cúpula que está distanciada dos fatos e das circunstâncias, tendo pouco contato com as pessoas e situações envolvidas. as linhas de comunicação ao longo da cadeia escalar, causa demora e maior custo operacional, possibilitando distorções e erros pessoais no processo de comunicação das decisões.
2. Descentralização:significa que a autoridade para decidir está dispersa nos níveis organizacionais mais baixos, ou seja, relativa autonomia e independência para tomar decisões. A tendência moderna é no intuito de descentralizar para proporcionar melhor utilização dos recursos humanos.Porém, a descentralização depende das circunstâncias.
Há quatro elementos que concorem para aumentar a descentralização:
Complexidade dos problemas organizacionais: o avanço tecnológico, as inovações requerem versatilidade, rapidez e precisão nas decisões, o que é impossível obter se toda a autoridade for concentrada nas mãos de um só executivo. A descentralização permite a utilização de todos os cérebros e músculos da organização.
Delegação de autoridade: para não atrofiar a vitalidade da organização com sobrecarga de trabalho e estagnação, a delegação de autoridade parece ser a resposta correta para o esforço total da