Teoria Neoclássica resumo a partir do livro do Chiavenatto
- austríaco, nascido na cidade de Viena no dia 19 de novembro de 1909 e falecido em 11 de novembro de 2005, Peter Drucker foi um escritor, professor e consultor administrativo
- Ostentando o título de pai da Teoria Neoclássica, Drucker deixou uma contribuição teórica de mais de 30 livros e vários artigos escritos ao longo de sua brilhante carreira.
- Administração para Drucker está no nível de conhecimento e competência que cada colaborador desenvolveu ao longo de sua prática profissional e como essas habilidades são aplicadas no contexto organizacional. É uma arte liberal por sofrer influências de uma gama enorme de outros fundamentos e percepções (como por exemplo: a ética, a filosofia, a psicologia, etc.), ampliando assim, sua capacidade intelectual.
4- Slide sobre Características da teoria Neoclássica:
- Ênfase na prática da administração.
A Teoria Neoclássica caracteriza-se por uma forte ênfase nos aspectos práticos da administração, pelo pragmatismo e pela busca de resultados concretos e palpáveis, desenvolvem seus conceitos de forma prática e utilizável, visando principalmente à ação administrativa.
- Reafirmação dos postulados clássicos.
Os neoclássicos pretendem colocar as coisas em seus devidos lugares, retomam grande parte do material desenvolvido pela Teoria Clássica, redimensionando-o e reestruturando-o de acordo com as contingências da época atual.
- Ênfase nos princípios gerais de administração.
Os administradores são essenciais a toda a organização dinâmica e bem-sucedida, pois devem planejar, organizar, dirigir e controlar as operações do negócio.
- Ênfase nos objetivos e nos resultados.
Toda organização existe, não para si mesma, mas para alcançar objetivos e produzir resultados. Um dos melhores produtos da Teoria Neoclássica é a chamada Administração por Objetivos (APO)
- Ecletismo nos conceitos.
Embora se baseiem na Teoria Clássica, os autores neoclássicos são ecléticos, absorvendo o conteúdo de outras teorias