teorias da administração
ARTIGO
RESUMO
Este trabalho foi elaborado com o intuito de levar á compreensão da Administração como evento social, já que surgiu para solucionar problemas de empresas inseridas na sociedade humana. Qual a sua importância, quais os acontecimentos históricos que antecederam o surgimento das Teorias da Administração e como se deu a influência dos acontecimentos sociais até os dias atuais. Apresentado a síntese de cada teoria abordando suas principais características, seus princípios e principais precursores e as razões que as fizeram surgir.
A evolução natural das Teorias da Administração percorreu caminhos inéditos, pelos quais os problemas das empresas eram mais complexos e, portanto exigiam quebras de paradigmas da administração a partir do reconhecimento da interação da empresa com seu ambiente, e também da intensa evolução tecnológica.
Abordaremos sobre o que seria Implicações Éticas a respeito dos impactos que o conteúdo desta aprendizagem pode exercer sobre o indivíduo, a sociedade e o meio ambiente. Assim estaremos exercitando a responsabilidade social para que, durante o exercício profissional, sejamos capazes de tomar decisões com minimização de impactos sociais e ambientais.
1 – INTRODUÇÃO
O que seria a Administração?
Administração é o processo de tomar decisões que faz as organizações serem capazes de utilizar corretamente seus recursos e atingir seus objetivos. O processo administrativo abrange cinco tipos principais de funções: planejamento, organização, liderança, execução e controle.
A administração envolve um trabalho em equipe, sendo difícil encontrar um profissional que desempenhe suas atividades isoladamente. E é ai que entra a habilidade humana, ou seja, a capacidade de se entender como integrante de um grupo, compreender e motivar as pessoas com quem trabalha e criar um ambiente de segurança e cooperação entre as pessoas em razão de um objetivo em comum.
Tratando-se das Teorias da Administração,