Gestão
FAFIRE – Faculdade Frassinetti do Recife.
Departamento de Pós-Graduação.
GESTÃO E ORGANIZAÇÃO DE EMPRESAS
ATIVIDADE - O MÉTODO GRÖNHOLM
Do filme El Método – O que você faria
Turma: Gestão da Comunicação Empresarial
Professor: Daniel Lins
Alunos:
Alzira Acioly
Clécia Berto
Fernanda Guerra
Flávia Santos
Francineide Lopes
Heude França
Mariluce Soares
Nara Maciel
RECIFE
2013
ATIVIDADE Nº 01 - O MÉTODO GRÖNHOLM
ETAPA 01 – AS COMPETÊNCIAS REQUERIDAS PARA O CARGO DE GESTOR
Na disciplina de Gestão e Organização de Empresas, verificamos a importância do gestor para a consolidação dos objetivos organizacionais. Para o alcance de seus propósitos, os gestores precisam apresentar conhecimentos, habilidades e competências apropriados a sua função.
Dada a importância do cargo de gestor, as empresas passaram a desenvolver métodos de seleção que minimizassem os erros na contratação de executivos. Estes métodos apresentam a pretensão de identificar o perfil ideal para o cargo, por meio das mais diversas técnicas de seleção. O Método Grönholm é um exemplo deles.
ETAPA 02 – O MÉTODO GRÖNHOLM DE SELEÇÃO
Grönholm – Método de seleção diferente do habitual. Os candidatos são isolados em uma sala fechada e, a partir de diversos testes propostos pela empresa via computador, começam a interagir e disputar a vaga ofertada.
O método sustenta-se nos diálogos e conflitos entre os participantes. No decorrer do método, os participantes são efetivamente observados, avaliados e entrevistados pela empresa contratante.
Conhecimentos são avaliados, comportamentos testados e atitudes demandadas em cada candidato. Racionalidade e subjetividade são testadas em seu limite. Situações corriqueiras da vida de um executivo são apresentadas em meio a dinâmicas e simulações.
Questões norteadoras da análise: quais os limites para a empresa na realização de seus testes seletivos? A