Teoria Neoclassica
Seus principais objetivos era mostrar seu ecletismo e sua preocupação na ênfase dos objetivos e resultados e que a administração podia ser usada como uma técnica social geral para qualquer organização.
Não foi uma escola bem definida, pois os autores abordaram muitos aspectos divergentes, mas sempre visando um alinhamento comum.
Características
Ênfase na prática: Davam bastante importância aos aspectos práticos, buscando a ação administrativa, pois a teoria não valia de nada sem a pratica.
Reafirmação dos postulados anteriores: Foram abordados muitos aspectos da teoria clássica, e as reafirmava, mas com uma modulação e adaptação necessária para a época em questão, influenciados pelas ciências comportamentais organizacionais e econômicas.
Ênfase nos princípios gerais da administração: Seguiam leis cientificas com critérios elásticos para uma solução praticam, princípios como: planejar, organizar, dirigir, controlar etc.; Para qualquer organização ser bem sucedida.
Ênfase nos objetivos e nos resultados: Enfatizavam bastante os objetivos e os resultados, tendo por base um objetivo em comum terá que gerar um resultado satisfatório, em se uma organização não existe sem objetivos.
Ecletismo nos conceitos: Como já foi abordada a teoria neoclássica foi bastante diversa, sendo assim eclética, pois abordava afirmações de postulados anteriores. Administração como técnica social
Administrar consiste em orientar, dirigir e controlar os esforços de um grupo de indivíduos para um objetivo comum, em tão toda organização tem como base uma forma administrativa.
Aspecto administrativo comum às organizações
Quanto aos objetivos: Não existe organização sem objetivos, os resultados servem como um meio de avaliar a eficiência do individuo e a sociedade.
Quanto à administração: Toda organização tem objetivos diferentes, mas na parte administrativa são semelhantes, pois seguem o mesmo padrão, assim toda organização tem problemas