Teoria neoclassica
O sucesso de uma boa administração depende do desempenho e da maneira como lida com as pessoas e as situações. Dessa maneira o administrador tem que ter a capacidade de transformar conhecimentos em ação para que se possam obter resultados. A teoria Neoclássica enfatiza que a organização deve ser dimensionada, estruturada e orientada em função dos objetivos e dos resultados alcançados por meio de operações eficientes. É uma teoria que consolida a atuação do administrador e está mais voltada para o porquê e para o que das atividades de uma empresa.
ASPECTOS ADMINISTRATIVOS COMUNS ÀS ORGANIZAÇÕES
Para Drugker há três aspectos principais nas organizações:
- Quanto aos objetos: As organizações não vivem para si próprias, são órgãos sociais que visam a realização de uma tarefa social, visam atender as necessidades da comunidade.
-Quanto à administração : Todas as organizações são diferentes em seus objetivos,mas são semelhantes na área administrativa. É necessário que as pessoas trabalhem em conjunto respeitando a flexibilidade e liberdade de cada um.
- Quanto ao desempenho individual: O desempenho individual é a eficácia do pessoal que trabalha dentro das organizações. As organizações só atuam à medida que os seus administradores agem. Os indivíduos fazem, decidem e planejam enquanto as organizações nada fazem.
Cada organização deve ser considerada sob ponto de vista de eficácia e de eficiência. A eficácia de uma empresa refere-se a capacidade de satisfazer uma necessidade da sociedade, enquanto a eficiência é uma relação técnica entre entradas e saídas.
Princípios básicos da organização
Os princípios da organização são composto por: a) divisão de trabalho: onde há especialização de tarefas com mais produtividade; b) especialização: cada pessoa passa a ter uma função; c) hierarquia: divide a organização em camadas ou níveis de autoridade; d) amplitude administrativa: consiste no numero de subordinado que