Pesquisaoperaconal

539 palavras 3 páginas
Respostas

A Pesquisa Operacional é uma ciência voltada e aplicada nas resoluções de problemas reais. Através de desenvolvimentos de base quantitativa, a Pesquisa Operacional visa também introduzir elementos de objetividade e racionalidade nos processos de tomada de decisão, atingindo assim seus objetivos não descuidando dos elementos subjetivos e de enquadramento organizacional que podem caracterizar os problemas.
A Pesquisa Operacional surgiu na Inglaterra por uma equipe de cientistas britânicos durante a Segunda Guerra Mundial, quando os Aliados se viram confrontados com problemas (de natureza logística, tática e de estratégia militar) de grande dimensão e complexidade. Para apoiar os comandos operacionais na resolução desses problemas, foram então criados grupos multidisciplinares de matemáticos, físicos e engenheiros e cientistas sociais. Esses cientistas não fizeram mais do que aplicar o método científico, que tão bem conheciam. Foram criados modelos matemáticos baseando-se em dados e fatos, permitindo aos mesmos facilidade para detectar problemas, simulando e avaliando resultados de estratégias ou decisões alternativas para os problemas que foram sendo submetidos a eles.
O sucesso e credibilidade ganhos durante a guerra foram tão grandes que, terminado o conflito, esses grupos de cientistas e a sua nova metodologia de abordagem dos problemas se transferiram para as empresas que, com o ganho econômico que se seguiu, se viram também confrontadas com problemas de decisão de grande complexidade.
Seguiram-se então grandes desenvolvimentos técnicos e metodológicos que hoje, com o apoio de meios computacionais de crescente capacidade e disseminação, nos permitem trabalhar enormes volumes de dados sobre as atividades das empresas e, através de adequados modelos de base quantitativa.

3. Objetivo: Maximizar o lucro com a produção de tintas.
Max L= 5x1 + 4x2
Variáveis:
X1= Quantidades de tintas para exteriores produzidas diariamente.
X2= Quantidades de

Relacionados