Teoria neoclassica
Com base na pesquisa realizada sobre a Teoria Neoclássica, apresentamos a seguir as principais características, conceitos e informações sobre o estudo citado acima.
Em resumo, a Teoria Neoclássica é a repaginação da Teoria Clássica, que teve como mentores diretos Elton Mayo, Frederick Taylor e Jules Henri Fayol. Peter F. Drucker, baseando-se nas ideias anteriores, aplicou a Teoria Neoclássica adequando-se a época atual. Ela se define incorporando a essência de outras teorias, mas tendo sua característica principal definida por se buscar dimensionar, orientar e estruturar a Organização através de objetivos e resultados.
Ênfase na prática da administração que se conceitua em uma junção de pareceres que tem em seu contexto uma atividade prática sempre com busca e fins de resultado, mas nunca deixando de lado o embasamento teórico.
Reafirmação relativa dos postulados clássicos se resume em uma abordagem sistemática e prática em relação à Teoria Neoclássica, dispondo de uma reintegração de conceitos aplicados a nova teoria.
Ênfase nos princípios gerais da Administração tem como enfoque a elasticidade das antigas leis agora aplicada em critérios que tem probabilidade de aplicação adaptadas na Organização, que distribui esses critérios conforme a sua importância e relevância na mesma.
Ênfase nos objetivos e resultados aplica-se no fato de toda e qualquer Organização ter como seu foco a concretização de objetivos e busca por resultados metaforicamente tornando-se uma corrente que é capaz de mudar qualquer organização seja para melhor quando o conceito é aplicado com êxito ou para pior na falta desse planejamento, que é extremamente necessário para o bom andamento da Organização.
Ecletismo da teoria neoclássica pode se definir como uma elaboração da teoria dispondo de uma mistura relevante das teorias anteriores, envolvendo métodos de grupos operacionais, sistema de organização burocrática, gestão de pessoas e busca por resultados,