Politicas sociais
Serviço Social
PORTFÓLIO INDIVIDUAL
Vitória
2012
IGNACIA FIUZA MIRANDA
[pic]
Políticas Sociais no Brasil
Trabalho apresentado ao Curso Serviço Social da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para a disciplina Portfólio individual.
Profs.: AMANDA BOZA, CLARICE DA LUZ KERNKAMP, MARIA LUCIMAR PEREIRA, PAULO SÉRGIO ARAGÃO.
Vitória
2012
IGNACIA FIUZA MIRANDA
INTRODUÇÃO
A Constituição Federal de 1988 trouxe inúmeros benefícios nas Políticas Sociais no Brasil.
Ampliou a cobertura do sistema previdenciário e flexibilizou o acesso aos benefícios para os trabalhadores rurais, e reconheceu a Assistência social como política pública não contributiva que opera tanto serviços como benefícios monetários, e consolidou a universalização do atendimento à saúde por meio da criação do Sistema Único de Saúde.
Desta forma, a Seguridade Social, em conjunto com as políticas de seguro social, assistência social, saúde e seguro-desemprego passa a estar fundada em um conjunto de políticas com vocação universal.
A constituição de 1988 reconheceu como objeto de intervenção pública e como campo do direito social, um conjunto de necessidades e provisões cujo atendimento se encontrava anteriormente restrito ao âmbito privado, tais quais a regulamentação das políticas sociais, da pratica do Serviço Social e sua ética.
POLITICAS SOCIAIS NO BRASIL
A Constituição de 1988 foi de suma importância para alavancar as Políticas Sociais no Brasil.
As políticas Sociais já existiam antes, mas essa fase foi uma introdução dessas Políticas no Brasil. Essas políticas tinham caráter meriocrático, ou seja, dependia de posição ocupacional. Assistência aos pobres, por exemplo, era delegada às