TEORIA MATEMÁTICA DA COMUNICAÇÃO
TEORIA MATERIAMATICA DA
COMUNICAÇÃO
Componentes:
Anderson Barros – RA 09290972
Bruno Dantas Teixeira - RA 20289131
Kátia Teixeira de Oliveira – RA 10117879
Rafael Moraes – RA 10116384
São Paulo
2013
INTRODUÇÃO
Neste trabalho trataremos da Teoria Matematica da Comunicação escrita por
Shannon em 1948 através do artigo A Mathematical Theory of Communication By C.
E. SHANNON.
O processo de transmissão de uma mensagem por uma fonte de informação atraves de um canal chegando a um receptor é entendida como comunicação. A teoria da comunição foi descrita com objetivo de solucionar problemas de armazenamento da informação. Neste trabalho apresentaremos resumidamente o trabalho de Shannon que tem como objetivo estender a teoria incluindo novos fatores, particularmente o efeito do ruido no canal de comunicação.
Em um sistema de comunição toda mensagem que é transmitida pertence ao conjunto de mensagens possíveis geradas pela fonte de informação. O mais conveniente para calcular a medida de informação é a utilização do logaritimo.
A escolha da base de um logaritimo corresponde a escolha de um aparelho para medir a informação. Para obtermos resultados em digitos binarios é necessario a escolha do logaritimo na base 2. Se for na base 10 teremos resultados em digitos decimais. Um
ଵ
digito decimal é cerca de 3 bits.
ଷ
O problema fundamental da comunicação é transmitir de um ponto ao outro exatamente ou aproximadamente o conteúdo enviado, devido a uma fonte de ruido no canal. Fig1. – Diagrama sistemático de um sistema de comunicação em geral.
A transmissão da mensagem inicia através da fonte de informação (produtora da mensagem ou sequência da mensagem), o transmissor (codifica a transmissão ao longo
3
Shannon - 1948
do canal), o canal (meio utilizado para transmitir a mensagem), o receptor (decodifica a mensagem) e o destinatário.
O sistema de comunição é classificado em três categorias