TEORIA MARXISTA
CURSO – CIÊNCIAS ECONÔMICAS
DISCIPLINA – TEORIA MARXISTA
AVALIAÇÃO PRIMEIRA UNIDADE
RESUMO CRÍTICO DO TEXTO: Tópicos: a questão do fator econômico na análise marxiana da sociedade.
O texto inicia caracterizando quem foi Marx na história do pensamento econômico: Um dos inspiradores do socialismo, movimento social mais importante do século XIX; Escritor do Manifesto Comunista juntamente com Engels que pode ser considerado como a expressão do espírito revolucionário europeu da época; Economista; Filósofo; Teórico social. Em sua linha de produção teórica, Marx analisa e critica o modelo capitalista de produção. Por conta disto, o texto se atém a responder a seguinte pergunta: Qual a verdade sobre o fator econômico na análise marxiana?
Antes de mais nada, o autor observa que existe a dificuldade inicial dos leitores de separar o pensamento do próprio Marx dos marxismos posteriores. Refere também a dificuldade de afastar a obra da sua finalidade prática. Por conta disto, é muito comum o pensamento marxiano ser vítima de simplificações grosseiras. De forma geral estas interpretações simplistas querem comprovar que Marx busca a explicação do que acontece na vida social, seja na esfera política, do direito, da arte, da religião, da cultura, da filosofia, etc, através do que acontece na economia.
É importante reconhecer, porém, que realmente, a primeira impressão que temos da leitura de certas afirmações marxianas é que a relação entre a economia e as demais instâncias da vida social é uma relação totalmente desequilibrada. No entanto, e possível fugir dessa interpretação quando, ao ler uma obra de Marx, destacar as intenções anunciadas, a linguagem empregada e o significado possível das ideias.
No arcabouço dos textos marxianos, é possível observar a seguinte estrutura: a base, uma fundação (ESTRUTURA) que sustenta todo o edifício que é o econômico. Acima dela o jurídico-político e o ideológico