Teoria Hipodermica
Introdução
A Teoria Hipodérmica é um modelo de teoria da comunicação, conhecida também como Bullet Theory ou Teoria da Bala Mágica.
Esse Modelo de teoria fala que uma mensagem lançada pela mídia é imediatamente aceita pelo receptor, que é atingido diretamente, com efeito rápido e sem reação contrária.
“Cada elemento do público é pessoal e diretamente atingido pela mensagem” Wright Mills,1975
A Teoria Hipodérmica também pode ser chamada de Mass Communication research, e para compreendê-la é imprescindível saber o conceito de MASSA:
“A massa é composta por pessoas que não se conhecem, que estão separadas umas das outras no espação e que tem pouca ou nenhuma possibilidade de exercer uma ação ou influência recíprocas” Blummer, 1936.
História – parte narrada
Em 1914 a 1918 a propaganda começou a ser utilizada como estratégia de guerra. A população das sociedades industriais não estava unida para guerrearem pelo seu país.
Na medida em que os países se comprometiam politicamente, era indispensável despertar no cidadão ódio contra o inimigo e ânimo diante de tantas privações que a guerra trazia, surgiu então à necessidade urgente de estabelecer elos entre a pátria e o cidadão.
Nesse período, a propaganda de guerra conseguiu unir nações inteiras em torno de um ideal comum e se viu na mídia o poder de manipular as pessoas para qualquer direção que o comunicador desejasse.
Segundo o norte americano Harold Dwight Lasswell, um dos estudiosos que ajudaram a formular a teoria, a propaganda “um instrumento mais novo e sutil tem de caldear milhões de seres humano em uma massa amalgamada de ódio, vontade e esperança (...) o nome deste novo malho e bigorna de solidariedade social é propaganda”.
“Que influência tem a mídia em uma sociedade de massa?”
Na Teoria Hipodérmica o Emissor manipula diretamente a massa (Receptor), assim o meio tem um poder de ação direta e controle da propaganda por se tratar de como a mensagem será enviada para o receptor. Com